quarta-feira, 18 de julho de 2007

Não é justo!!

A postagem "Falta Imperdoável" deu origem a vários e, felizmente contraditórios comentários. Se soubéssemos que iria causar tamanha reacção, já tínhamos enveredado por este caminho há mais tempo. É salutar esta divergência de opiniões. Pelo menos serve para termos a noção de que o blog é visitado e lido cuidadosamente!
Mas sejamos honestos: temos que nos confessar um bocadinho magoadas. Só um bocadinho!
Antes de mais, vamos dar destaque aos cinco comentários:


"Bem sei. É por isso mesmo que sempre que posso não passo sem lá passar."


"O fundo da rua? Já foi!!! Bons tempos em que o café era café e as turtulias uma cara realidade cultural!!! Que pena que se tenha transformado deste jeito!!! Ir ao fundo da rua??? Nem pensar. Nem pensar!!! "


"Tem razão este ultimo anónimo, sim senhor. Abençoado fundo da rua de antigamente!!! E não é saudosismo. Todos sabemos que é verdade.Antigamente não se paráva noutro lado. Ia-se ao Melado para ver a Benvinda, mas voltava-se logo para baixo!! Agora, não se consegue lá estar. Salva-se a Adega e pouco mais "


"ainda existe lá ao fundo, na salita escura do Café Valente, aquela infernal mesa de matrecos?...diferente em tudo, e de todas... "


"Naquele café já não existe nada!!!"
Temos que nos confessar tristes e injustiçadas!!
Ora bolas, colegas!Então o Fundo da Rua deixa de ser um sítio aprazível e convidativo só porque o Café Valente já não é o que era? Claro que não! A Praça do Município também não, o Tribunal mudou de sítio, e deu origem a uma belíssima sala de conferências, já temos biblioteca, cinema...até a Igreja Matriz (oh! heresia!) foi remodelada e, pasmem os colegas!! o próprio Externato António Soares Barbosa foi demolido!!Já temos cafés, restaurantes, espaço Internet, marisqueiras...Temos água canalizada, parabólicas, TV Cabo...Evoluímos. Crescemos.Como em qualquer parte do mundo. Acompanhámos o progresso, até porque nunca foi nossa intenção estagnar e ficar aqui quietinhos e paradinhos, como a nêspera do Mário Henrique Leiria, nos Contos do Gin Tonic (aqui estava um belíssimo tema para uma tertúlia!)
Parece-nos, aliás, (embora a nossa opinião provinciana seja subjectiva e suspeita) que este fenómeno da evolução se deu um pouco por todo o lado.
Que diria o Fernando Pessoa se entrasse de rompante no Martinho da Arcádia?? E como se sentiria o António Silva ou a Ivone Silva no Parque Mayer?
A nós parece-nos (sem qualquer conotação pejurativa) que quem assim escreve esperava voltar, de quando em vez a Ansião como quem vai ao Museu, rever as mesmas portas do café Valente forradas com papel colorido, mesmo que cobertas de bicho da madeira ou empenadas.
Perdoem-nos o atrevimento, mas nós, os/as que cá vivem, também gostamos e precisamos de progresso. Não nos consideramos ainda peças de Museu, em exposição e à disposição de quem quer "matar saudades", procurando no bucolismo "aldeão" a cura para as neuras das grandes cidades. Estamos muito satisfeitos/as com as "modernices" que por cá se vão fazendo e aliás...queremos mais!
As tertúlias...ai as tertúlias, caros colegas anónimos, acreditem ou não, elas ainda existem! E perdoem-nos a imodéstia, não ficam a dever nada às de outros tempos. Os tertulianos serão outros, os temas também, mas as pessoas encontram-se, bebem um copo, discutem assuntos da actualidade, conversam sobre os filmes que vão saindo (e que já chegam a Ansião quase ao mesmo tempo que a Lisboa), acompanham o que de novo vai sendo publicado em termos de literatura, comenta-se a política nacional, local...Imaginem os senhores que até em Ansião já se sabe quem é o senhor Joe Berardo!! (the fuck you man, you know?)! E sabem uma coisa? Divertimo-nos!! No Fundo da Rua, sim senhor!
Claro que por vezes nos preocupa o progresso desenfreado. É que já nos chegaram uns zunzuns que apontam para a construção do novo aeroporto ali para os lados do Camporês, dada a dificuldade de escolha entre a Ota e Alcochete...
Serão outros os clientes do Café Valente? São, são dúvida! Nem melhores nem piores que os de antigamente. Apenas diferentes!
Descubram o Fundo da Rua! Até o Mário Zambujal escreveu um livro sobre "Histórias do Fundo da Rua". Será outra Rua e outro Fundo...mas por coincidência, imaginem, até o nome de uma das personagens coincide com alguém que vive no Fundo da Rua(o nosso).
Quanto à mesa de matraquilhos, sabemos onde está e podemos garantir que está em muito boas mãos, restaurada e muito bem tratada. Quem sabe um destes dias não serão aqui publicadas fotografias da famosa mesa...para matarem saudades!A título de informação, saibam que ainda tem as bolas originais, e quando foi aberta para restauro estava completamente cheia de moedas...de 10 tostões, bem antigas! Provavelmente ali colocadas por algum dos nossos comentadores...

Abraços da

Comissão Organizadora
Nota da Administração do blog: para quem visita pela primeira vez este espaço, aconselha-se a leitura atenta do histórico. O TEU nome pode andar por aí, nos mais recônditos comentários...