quinta-feira, 19 de julho de 2007

Acertámos na "mouche"!!

Com esta questão do Fundo da Rua, parece que algum ânimo se lavantou...Bem hajam!
Estamos um bocado atrapalhadas com a gestão dos vários comentários, mas vamos tentar dar o nosso melhor. Vem a propósito dos mesmos a fotografia que hoje publicamos, e que decerto todos adivinharão de quem se trata. Ora vejam...
Agora, aqui fica um dos comentário recebidos:
"Gostaria muito de estar de acordo e se calhar até estou.Não duvido da evolução que a vila tem vindo a ter e como isso é saudável para quem nela vive.Só não estou de acordo em relação a um ponto carismático do Fundo da Rua do nosso tempo: o Café Valente. Esse, está uma xicória! As tertulias mudaram de sítio? Acredito. E onde estão agora?Mas que o café dá pena, não podemos deixar de concordar, por muito que isso melindre o João Eduardo. Deixou transformar aquilo numa taberna!!! Que pena!!! Mas os tempos são outros.Mas a verdade é que bem pior está o externato. Isso é verdade!!!e já agora pergunto, porque estou fora e pouco aí vou: onde é que agora se conversa e se consegue estar bem com pessoas do colégio que agora tenham cinquentas??E não queria eu voltar a este blog!!!! "
Comentário nosso a este comentário:
Naturalmente, começamos onde "o outro"acabou: "E não queria eu voltar a este blog!!!!" Colega, acredite , sejam quais forem as considerações aqui tecidas acerca do Fundo da Rua, o mais importante é registar que AFINAL O COLEGA VOLTOU a este espaço que também é SEU! Sinta-se bem-vindo e creia-nos sinceramente gratas por isso!
Vamos agora "conversar" um pouco sobre o seu comentário.
"...ponto carismático do Fundo da Rua do nosso tempo: o Café Valente. Esse, está uma xicória!
Ponto um:há 30 anos atrás, havia em Ansião, três cafés, e uma população estudantil na ordem dos 100 alunos. Não seria de estranhar, pela sua localização geográfica, que o café Valente fosse frequentado pela maioria dos alunos do externato, que com ele, naturalmente, criaram alguns laços afectivos.
ponto dois:há 30 anos atrás, havia talvez, em todo o concelho, meia dúzia de televisões, facto que fazia convergir para o Café Valente (proprietário de um desses miraculosos aparelhos), gente de todas as naturezas e feitios, que prolongavam noite dentro, conversando, contando anedotas..."tertuliando".
Ponto três: há trinta anos atrás, nada fazia concorrência ao Café Valente. Não havia internet, nem cassetes de vídeo, nem DVDs, os automóveis escasseavam...
Ponto quatro:hoje, estudam no concelho de Ansião largas centenas de jovens, que dividem os seus tempos livres entre internet, telemóvel, cinema, um filmezito alugado na Loja de Vídeo, PlayStation...
Pretender que o Café Valente sobrevivesse à custa de "tertúlias" seria o mesmo que condená-lo à falência em menos de três tempos, e aqui para nós, tratando-se de um estabelecimento comercial...a facturação conta! O Café Valente "virou-se" para outro tipo de clientela, certamente não tão do agrado do colega. Mas sobreviveu! Somos, de resto, levadas a acreditar ( e note que não tomamos por nossas as dores do João Eduardo, nem ele nos constituiu suas defensoras), que, se até aqui o Valente se manteve com a sua traça original, talvez tenha sido exactamente para manter o seu carisma. No entanto...
Permita-me o colega uma pergunta: há muito tempo que não vem a Ansião, pois não?pois, era o que pensávamos!
Sabe que os verbos flexionam em tempo e modo, não é? Incluindo o verbo "estar", mesmo quando se refere ao café Valente. Há sempre um passado, um presente e um futuro...Não sei qual é o seu conceito de "xicória" e de "taberna" mas, se tiver a paciência de cá voltar amanhã ( e eu sei que volta!!!:), pode estar certo que lhe reservamos uma surpresa...sobre a tal "taberna" que continua a dar pelo nome de Café Valente! Bem-haja pela sua persistência em continuar a visitar este blog!
Quanto ao local onde agora se realizam as tertúlias, não compete a este espaço fazer publicidade a nenhum estabelecimento, a não ser, claro, que o mesmo se prontifique a patrocinar o blog..(ora aqui está uma hipótese a considerar!). Vamos marcando uns jantares por aí, e pelo que diz, devemos andar todos mais ou menos pela sua idade. Mas assumimos, aqui e agora, um desafio: aguarde mais um mês...mês e meio. Nessa altura, está convidado aqui, publicamente, para uma tertúlia, pela noite dentro, nem mais nem menos que...no Café Valente! E garantimos-lhe que não se vai arrepender! Aceita?
Atentemos agora no segundo comentário:
"Já mandei uma porradaria de mensagens como anónimo. É verdade que não tenho necessidade nenhuma disso. Mas confesso que me dá gozo fazê-lo, desde que não tire incorrecto partido disso, e ao seu abrigo fira ou melindre alguém. Isso não quero.Vou sendo anónimo e "curtindo" o prazer de lá bem no fundo, todos vós perguntardes: quem será o "sacana"? Não dará uma pista ,ao menos?Tal como há imagem em recortes para descobrirem, porque não imagem escritas feitas de recortes e que no que dizem e vão contando, deem par juntar 1 com 2 e chegar a uma conclusão de quem sejam? Interessante, não vos parece? Pois é, mas até ver continuo Romeiro!!! "
O facto de por vezes referirmos aqui a nossa estranheza e um certo pezar pelo carácter anónimo de alguns comentários, fica a dever-se exclusivamente a uma razão: é que este espaço foi criado porque, citando a primeira postagem, "Acreditamos que se cada um de nós fizer um esforço, conseguiremos organizar e actualizar os ficheiros, de forma a reunir um grande número de pessoas.Nesse sentido propomos que tentem contactar o maior número possível de colegas que se distanciaram de nós, nos caminhos da vida, mas que continuam na nossa memória. "
Ora, como decerto entenderá, o diálogo (talvez mais correctamente o monólogo) com anónimos, em nada favorece este propósito, pelo que está longe de permitir a concretização dos nossos objectivos. Continuamos, no entanto, firmes e determinadas em prosseguir esta jornada de "reencontro", que, pelo imenso trabalho que nos dá, não deixa, como compreenderá, tempo para nos preocuparmos e todos nos perguntarmos: quem será o "sacana"?
Apesar de tudo, creia-nos sinceramente interessadas em saber com quem falamos, para bem de toda a comunidade do externato, e para seu próprio bem...porque olhe que conviver connosco, modéstia à parte, vale a pena!
Quanto ao desafio que nos lança ("Interessante, não vos parece?"), e reportando-nos à citação do Frei Luis de Sousa, bem nos lembramos da histórica pergunta do velho Telmo ao mendigo: "Romeiro, Romeiro, quem és tu?". Da mesma forma que a nossa memória regista ainda a resposta do mendigo/rei:"Ninguém"...Dê notícias. Nós agradecemos.
Abraços da
Comissão Organizadora
Nota da Administração do blog: para quem visita pela primeira vez este espaço, aconselha-se a leitura atenta do histórico. O TEU nome pode andar por aí, nos mais recônditos comentários...

4 comentários:

Anônimo disse...

obrigado pela vossa resposta. A vossa simpatia é imensa, ao perderem tempo com um anónimo! Mas uma coisa me aguçou o apetite e me levou a voltar a entrar na turtulia, perdão, tertúlia. O café Valente vai ser restaurado? ´é isso? Vai voltar a ser acolhedor? Seria tão bom! e já agora se sabem onde estão os matraquilhos, sabem também onde está o bilhar?

Anônimo disse...

Olá, amigo anónimo

Sim senhora, o café valente vai ser remodelado. Correcção: está a ser remodelado. Embora não tenha sido eu que na postagem o convidou para daqui a um mês fezer uma tertúlia no Café Valente, terei todo o prazer, na qualidade de membro da Comissão, em estar presente nessa tertúlia. Conselho/sugestão: uma vez que teima em "ir curtindo" este blog mantendo-se anónimo, aquando da tertúlia em perspectiva, sugiro-lhe que se faça acompanhar de uma "rosa na lapela" para que o possamos identificar. Mas vá dando notícias, ok? Abraços.
Anabela

Anônimo disse...

Anabela:
Esse anónimo vai ficar uma coisinha linda de rosinha na lapela. Hummmmm! Não queria chegar tão longe, mas eu sempre desconfiei de alguns "colegas"...
Cala-te boca!!!
Vão conversr sobre o quê, nessa tertúlia?
Tricot? Crochet?
Meu Deus, Credo...

Anónimo 2 (ou 3), etc...

Anônimo disse...

à comissão:
Não levem muito a sério este nosso amigo. As informações que, aparentemente, dá são sempre truncadas: mostra o cabelo, talvez a testa, mas não os olhos... E, pior de tudo, procura dar pistas, quase sempre dúbias, que levem, quem lê, a pensar noutra pessoa. E assim se parece ora com um, ora com outro, e nunca consigo mesmo...Foi um dos alunos "inteligentes" do colégio, com certeza. O jogo que faz confirma-o, sem dúvida. Às escondidas, ri-se como um aprendiz de Mefistófoles...
Estou a tentar fazer uma pequena análise semiológica (dentro dos meus parcos conhecimentos)daquilo que "os anónimos" aqui têm postado.
E posso-vos garantir que mais de noventa por cento dos comentários que aqui apareceram foram escritos pela mesma pessoa: algum émulo tardio de Camilo, mas que não consegue ter reconhecido, a nível de publicação, o seu inquetionável(?) talento.
Diz que pode escrever em seu nome, mas não o faz. Sabe-se lá porquê...
Que a brincadeira tem sido engraçada, lá isso tem. Mas, eu acho que já sei quem és, meu caro...
Muito inteligente... muito inteligente..., brilhante, diria...como sempre...
Já agora, vou como anónimo. Vai que eu estou errado...